Prof. Dr. Joaquim Fiadeiro

Uma vida, uma obra.

É minha intenção condensar nesta página os diversos aspectos que permitam definir a vida deste homem, mais conhecido pela sua brilhante carreira académica, mas trazendo à luz tantos outros campos que, em conjunto, melhor permitam apreciar e entender como eles concorreram para o estabelecimento da sua personalidade, e assim deixar para a posteridade este exemplo de vida.

Atendendo a que se trata de um trabalho de fundo, portanto demorado, e ao relevo público que recentemente (2004) foi objecto pela atribuição do seu nome a uma rua de Lisboa, cerca da nova Faculdade de Veterinária, no Polo Universitário da Ajuda e, novamente este ano (2006), por deliberação da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, de 24 de Maio de 2006, Acta n.º 11 - pag 22, na Urbanização Tapada do Carapetal, atribuído o nome à Rua Dr. Joaqim Fiadeiro, adianto por agora o que a estes assunto se refere, deixando os restantes aspectos para mais tarde.

É da maior justiça referir que esta última homenagem teve origem numa proposta feita por um apaixonado por toponímia, de nome Manuel Cabaço Lopes, de que aqui apresentamos com os nossos agradecimentos

proposta C.M. Reguengos

Com a finalidade de abrir rápidamente esta página, as imagens que aparecem, estão em tamanho reduzido, mas se pretenderem vê-las ampliadas, basta clicar nelas.

Em primeiro lugar, temos a proposta n.º 203/2004, da Câmara Municipal de Lisboa, que apareceu na Net e e aqui vai reproduzida:

Na sequência da aprovação desta proposta, foi marcada para o dia 17 de Março de 2005, pelas 1100, a cerimónia da inauguração da referida rua, com a presença de diversas entidades, familiares e demais convidados.
Na ocasião, foi distribuido um folheto alusivo ao evento.
Para aceder às fotografias deste evento, queira clicar:

cerimonia

Em segundo lugar, temos a proposta n.º 11/2006 - pag 22, da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que apareceu na Net e aqui vai igualmente reproduzida:

Conforme oportunamente terão ocasião de apreciar, aquando da futura versão que pretendo fazer, estas são apenas as últimas homenagens que ele recebeu, só que a primeira se revestiu de um especial relevo público pelo que, entendi antecipar o seu anúncio,como já acima referi.

Se pretender guardar estes documentos, clique nos links a seguir indicados, estão todos em formato pdf:

proposta CML

folheto

Acta n.º 11 CMRM

Em jeito de despedida, e se está a gostar da música de fundo, adagio do concerto para oboe de Marcello, fique sabendo que tem 3' 52" de duração, e se o quizer guardar no seu computador (é um mid com 16 Kb), aí tem o link:

concerto oboe